top of page
ARMANDO MARTINS JANEIRA,
PEREGRINO
Peregrino: Welcome
Peregrino, editado pela primeira vez em 1962, é um opúsculo escrito por Armando Martins Janeira que presta tributo a Wenceslau de Moraes e aos encantos do Oriente, partindo da descrição de um acto simbólico: a inauguração em Tokushima, no Japão, de um monumento a Moraes em 1954, no centenário do seu nascimento. De uma forma quase mÃstica, Janeira exalta o sentimento - que ele próprio experimentou - de se viver entre um povo oriental, numa terra que como nenhuma outra tanto influiu no seu ser interno e na maneira de ver a humanidade. Breve, Peregrino é uma das obras mais interessantes e sentidas de Janeira. A sua 2.ª edição, sob a chancela da editora Pássaro de Fogo, surge em 2008, assinalando os vinte anos sobre a morte de Armando Martins Janeira.
​
«Compreendi então claramente que Wenceslau não morreu inutilmente aqui entre estrangeiros. O seu espÃrito inspira a bondade e a compreensão humana com que os japoneses me agasalharam e recebem quem vem de Portugal. Pela primeira vez se rompeu o muro que ódios de religião e de raça e a incompreensão levantavam. O anátema de Kipling, East is East and West is West – nunca o Oriente e o Ocidente se encontrarão – foi Wenceslau de Moraes, que mais sofreu com ele, o primeiro a derrubá-lo. Semearam amor os seus livros, todos cheios de amor por esta terra gentil e formosa, onde alegremente se canta aos mortos e as virgens, em longas túnicas brancas e vermelhas, dançam em louvor aos deuses.
(...) O verdadeiro encanto do Japão é esta luz divina que parece nascer das próprias coisas, que tudo alaga e embalsama, qual música inaudÃvel, alegria suave, perfume que enche o ar, onda de espuma ou de sorriso. É este sorrir da luz brincada que explica o constante sorriso dos japoneses – a felicidade dos homens nasce da luz do Sol.»
​
Armando Martins Janeiro, Peregrino
​
Se quiser receber mais informações sobre esta obra, por favor contacte-nos.
​
DOWNLOAD
Peregrino (2.ª edição; texto integral) (PDF)
​
FOTO 1: Livraria Portugal, Lisboa, 1962
FOTO 2: 2.ª ed.: Pássaro de Fogo Editora, s.l. [Carcavelos], 2008.
Peregrino: Welcome
bottom of page