Armando Martins Janeira, O Impacto Português sobre a Civilização Japonesa

Publicações Europa-América
Lisboa, 1970; 2.ª ed.: 1988

O Impacto Português sobre a Civilização Japonesa, publicado em 1970, é, em língua portuguesa, a primeira exposição coordenada da ação portuguesa no Japão: o encontro entre o Ocidente e o Oriente, considerado sobretudo nos seus aspetos culturais. Com exceção do Brasil, em nenhum país Portugal exerceu tão profunda influência como no Japão. O Impacto Português sobre a Civilização Japonesa é, com Figuras de Silêncio, obra indispensável para quem pretende conhecer com rigor a presença portuguesa naquele país do Extremo Oriente, através da análise da ação dos missionários portugueses e da cristianização, da reabertura do Japão ao Ocidente, das relações políticas, diplomáticas e económicas entre os dois países e da influência portuguesa sobre a cultura e os intelectuais japoneses. O livro teve uma 2.ª edição, póstuma, em 1988, que inclui ainda uma revisão do autor à 1.ª edição.

«O futuro de Portugal é uma preocupação para todos nós. E o futuro evidentemente de cada país estará nas estruturas que for capaz de criar para a cada dia mais renhida concorrência internacional em mercados cada vez mais abertos e mais vastos.
Há suficientes sinais de que o Japão, após um século de laboriosa assimilação do Ocidente, está a entrar numa nova fase, na fase de criação. Alguns modernos sociólogos prevêem que o Japão será a grande potência do século XXI. Venha ou não a ser a primeira, será certamente uma das maiores. O Japão continuará a precisar de um país amigo que lhe preste, num jogo de recíprocos interesses, uma base de assentamento económico e comercial para poder entrar nos mercados do continente europeu. É nossa convicção de que nenhum outro país possui uma identidade maior de interesse com o Japão, neste sentido, do que Portugal. E a velha amizade do primeiro país do Ocidente que desembarcou nas praias do Japão pode tornar-se numa base de entendimento e de construção no futuro.»

Armando Martins Janeira, O Impacto Português sobre a Civilização Japonesa

Se quiser receber mais informações sobre esta obra, por favor contacte-nos.